Receita de Caramelo

Receita de Caramelo

Fonte da imagem: sabores.sapo.pt
muito bom!!!

Esse caramelo é ótimo para rechear bombas, carolinas, churros e até para comer puro de colher ;-)

Ingredientes

- 1 e 1/2 xíc. de açúcar
- 1 colh. (chá) de vanilina
- 1 colh. (sopa) de manteiga
- 500ml de leite evaporado ou leite integral (ou pode usar leite em pó bem forte)

Preparo

Coloque o açúcar em uma panela anti aderente seca e derreta mexendo com uma colher de pau até ficar dourado.
Adicione o leite + vanilina e mexa às vezes, até o caramelo dissolver todo.
Coloque a manteiga e mexa.
Fique mexendo sempre, para o líquido evaporar (aprox. 20 minutos).
O caramelo sempre vai endurecer um pouco quando desligar o fogo.
Quando começar a engrossar desligue.
Ele vai ficar com consistência de doce de leite pastoso.
Pronto!

PS: se misturar com creme de leite e congelar, ele vira um picolé muito bom!

3 comentários:

  1. Estou atrás de receitas de caramelo a muito tempo, mas só acho aqueles de açúcar derretido mesmo...
    O mais próximo do caramelo q eu quero é o seu...
    Já ouviu falar na pipoca de caramelo da Yoki? Gostaria de um caramelo igual o do sachê.. Se nunca experimentou, poderia experimentar antes de responder meu comentário Pq eu queria muito saber se é parecido, Pq já fiz umas 4 receitas e nada de se parecer com o caramelo da Yoki...
    Desde já agradeço

    laraleao@icloud.com E-mail para contato

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma delicia ele em picole ainda mais eu que amo sou louca por caramelo

    ResponderExcluir
  3. Posso usar a baunilha no lugar da vanilina?

    ResponderExcluir