Receita de Ricota / Cottage de Kefir

Receita de Ricota / Cottage de Kefir

Fonte da imagem: tastykitchen.com
muito bom!

Essa receita é fácil e prática, a única coisa é que tem que prestar atenção na temperatura do leite...
Ela serve de base para fazer vários tipos de queijos de kefir (sem Rennet) que eu estarei postando muito em breve \o/
Eu fiz a ricota a olho e deu certo..rsrs.. mas se você quiser certeza absoluta 120% que vai dar certo perfeito eu recomendo usar um termômetro culinário :-)
Pode-se fazer com qualquer tipo de leite e até com leite sem gordura, mas eu acho melhor fazer com leite integral.

Ingredientes

- 2 litros de leite (eu usei integral)
- 500ml de kefir coado, bem ácido (48h)
- 2 colh. (sopa) de vinagre (ocasional)

Preparo

Em uma panela, coloque o leite integral e ligue em fogo baixo e dê umas mexidas de vez em quando, até atingir 60C.
(IMPORTANTE: 60C Celsius) - ponto que fica bem quente para o dedo e antes de começar fervura.
Comece a despejar constantemente o kefir aos poucos, mexendo bem delicadamente (ou melhor, nem mexa).
O leite vai começar a talhar e você já pode ir retirando cuidadosamente com uma peneira grande e colocando em um escorredor de macarrão/arroz forrado com um pano de algodão ou voal limpo e úmido (preste atenção para não esquentar demais o leite).
Deixe escorrendo uns 20-30 minutos, para sair qualquer resto de soro.
Desenforme em um recipiente, "quebre" a ricota com um garfo enquanto ainda está morna, feche o recipiente e leve à geladeira para esfriar.
Pronto!

PS: se o leite ficar quente demais ou se você mexer demais, o talhado vai se dissolver no soro e não há santo que faça voltar...às vezes, diminuir um pouco a temperatura do leite ajuda..
 Em condições "ótimas", o talhado vai se separar do soro amarelado completamente... CASO isso não ocorra, podemos fazer umas gambiarras :-P
Gambiarra 1: coloque um pouco mais de kefir coado e dê uma mexida leve (vai sair mais talhado)..
Gambiarra 2: se não estiver satisfatório ainda, dê uma esguichada de vinagre (umas 2 colh. (sopa) ) que daí o resto de talhado que tiver que sair, vai sair. 

32 comentários:

  1. Amei!!! gostei das gambiarras.é sempre interessante ter um plano B no caso de algum apuro. kkkk
    bj,
    Yuki

    Kefir Alimento Probiótico

    ResponderExcluir
  2. Bom dia... tem conseguir grãos de Kefir pelo site e ele mandou eu entrar em contato com vcs pelo blog....mas como sou alguem "muito" entendido de tecnologia... não sei como faço para entrar em contato com vc.... to arriscando deixar o comentário aqui... gostaria de grãos de kefir e meu email é marcos.biom@gmail.com. peço desculpas por estar postando isso aqui... e se puder responder agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos procure no Facebook um grupo chamado amigos do Kefir oficial. Lá vc encontra doadores. Boa sorte

      Excluir
  3. OI, FIQUEI NA DUVIDA , QUANDO NA RECEITA DIZ " 500ml de kefir coado, bem ácido (48h)" , VC QUER DIZER OS GRAOS DO KEFIR OU O LEITE DO KEFIR ? . SOU NOVA NO USO DO KEFIR . AGRADECERIA ME ME RESPONDER .MEU EMAIL ; saltarepres@bol.com.br
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi... é sempre o leite que os grãozinhos fermentaram e virou iogurte... NÃO use os grãozinhos (coitados)..rs .. é só o iogurte :-)

      Excluir
  4. Bom dia!
    Será q dá certo com leite de soja?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha... oficialmente os grãos de kefir até toleram uma mistura de leite com leite de soja... eu nunca tentei, mas acho que o vinagre não vai coagular o leite de soja... eu acho que se você quiser fazer só com soja.. dá uma olhadinha na receita de tofu aqui no blog... o tofu pode ficar com consistência de ricota.. mas para coagular se usa o sal amargo :-)

      Excluir
    2. O leite de soja não vai funcionar ,pois necessita da lactose.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Para produção do kefir e qualquer derivado dele, o melhor leite é o integral, os grãos do kefir( bactérias ) não "gostam muito do leite integral por ter sido tratado a altas temperaturas e perdido nutrientes, eu faço engenharia de alimentos e trabalho com kefir, caso precise de alguma informação...

    ResponderExcluir
  6. Patric de Lima .. esta confusa sua informaçao. Vc disse que o melhor leite é o integral.. depois disse que o kefir nao gosta de leite integral. Entao qual é o melhor leite p o kefir???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o melhor leite é o integral e se possível cru (direto da vaca).... os leites integrais que passam pelo processo UHT e pasteurização, perdem microorganismos e nutrientes que ajudam na fermentação ;-) , por isso, usar leite de saquinho é melhor do que o de caixinha..

      Excluir
  7. oLÁ, gostei do seu blog, de suas receitas e dicas.
    Tenho uma dúvida:
    como procurar as receitas no site, por exemplo tofu e fermento de kefir? pelas datas?
    Agradeço a orientação.

    Marciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem uma caixinha : procura no blog ... você escreve uma palavra chave que ele rastreia... ou vai pelas categorias

      Excluir
  8. Oi, bom dia. Quando o vinagre deve ser incluído?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode colocar sem medo, se quiser desde o começo ;-) só não coloque um caminhão... kkkk ele vai evaporar e ficar um pouco no soro, mas se colocar um balde pode passar o gosto pra ricota ;-)

      Excluir
  9. Oi, gostaria de saber como tirar o soro do kefir de leite... Obrigada!
    Maria Isabel

    ResponderExcluir
  10. Olá meu nome é francisco fiz o queijo e dessolvi o mofo, deixei na grelha do forno porém surgiram algumas larvas e eu acho que não é normal o que vcs me dizem por favor obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Olá meu nome é francisco fiz o queijo e dessolvi o mofo, deixei na grelha do forno porém surgiram algumas larvas e eu acho que não é normal o que vcs me dizem por favor obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. larva? larva não! joga fora! ... não deixa em lugar que mosca pode pousar e botar ovos não! se quiser pode aumentar um pouco a quantidade de sal, mas não pode deixar em local com contaminantes (higiene em primeiro lugar)

      Excluir
  12. Olá gostaria de saber como faço para retirar o soro do kefir, e tbm como obter uma coalhada mais consistente pois a minha fica bem cremosa mais não fica firme.

    ResponderExcluir
  13. Olá gostaria de saber como faço para retirar o soro do kefir, e tbm como obter uma coalhada mais consistente pois a minha fica bem cremosa mais não fica firme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode deixar o kefir sem os grãos coar em um filtro de café... pode deixar na geladeira da noite para o dia, daí você controla se quer com mais líquido ou mais durinha como cream cheese ;-)

      Excluir
  14. Pró iogurte ficar mais consistente, VC primeiro peneira os grãos, depois de separa los VC coloca o leite fermentado do kefir num coador (comprei um de café só pra ele)e deixa na geladeira dessorando num pote alto pró soro não entrar em contato com o iogurte,umas três hs depois vc já vai ter o iogurte Mais grosso,da pra fazer cream chease ou o grego com ele,e na parte de baixo vai sair o soro q vc pode fazer Yakult, fica muito bom,e as vezes pode usar o soro pra nutrir suas plantinhas tb

    ResponderExcluir
  15. você vai retirar o leite coalhado do soro e colocando num escorredor e depois junta tudo isos que seria a ricota?

    Fiquei com um pouco de duvida, teria fotos?
    Parabens pelo blog, adorei as ideias, vc está na alemanha?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Bábara! -Parabéns pelo blog. Eu não entendi o que significa este (ocasional) do vinagre. Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Bárbara, meu nome é Cristiane.Fiquei com uma dúvida sobre
    esse "quebrar"a ricota, seria esfarelar?

    ResponderExcluir
  18. Pode ser o papel manteiga? É o mesmo que o papel encerado?

    ResponderExcluir